quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Guia de Sobrevivência na Ilha Bela!

Oláááááááááááááááááááá!!


Dêem boas vindas para eu, estou de volta de minha semaninha de descanso na Ilha Bela (tá, eu cheguei faz um tempo, mas só agora to postando).Enquanto estava no meu caminho de volta para casa, eu comecei a pensar nos turistas de primeira viagem para ilha bela e em tudo que falam bem e mal sobre meu paraíso. E cheguei a conclusão de estava mais do que na hora de alguém fazer um manual, ou pelo menos, escrever dicas sobre como sobreviver aquele lugar.

(r do sol no meio da mata na Ilha... eu que tirei a foto xD)

DICAS (ai vamos nós, lembrem-se quem está dando as dicas é alguém com a sanidade questionável):

1- Usem muito repelente, principalmente no período da manhã até umas 6 da tarde!

2- Repelentes convencionais não funcionam 100%, o melhor é não comer banana (não sei porque mas atraem borrachudos) e comprem citronela (esse chega a quase 100%)

3- Usem e abusem do filtro solar!

4- Mesmo sem sol, o mormaço da Ilha Bela é fogo (literalmente QUEIMA)

5- Se possível aluguem casas ou se hospedem em hotéis próximos a Vila, você deixa de se estressar com a fila de carros procurando lugar pra parar o carro nos horários de pico da Vila.

6- Se não for possível, já aviso, o lugar mais fácil de parar o carro é numa distancia de no mínimo 5 km da Vila. Você para em qualquer ruazinha que sai da principal e vai a pé, o risco é esquecer onde parou e ter que ir a pé até o hotel e voltar no dia seguinte atrás do carro.

7- Se tem dinheiro aproveite os restaurantes, um melhor que o outro (estamos na Vila ainda), se tem bastanteeeee pra gastar uma boa pedida (na minha opinião) são os dois restaurantes da entrada do píer. Parada obrigatória pra mim!


8- Outra parada obrigatória é a sorveteria ROCHA (não confunda com a Rochinha, elas não são parentes xD). Novamente se você ta pouco ligando pra quanto for gastar, entre na Rocha original (uma casinha estilo antigo com duas portinhas) e pode escolher entre sorvete de palito ou então casquinha/copinho com 1 ou 2 bolas BEM SERVIDAS. Caso queira economizar, pare na casa ao lado (inteira de vidro), que é por kilo (como se alguém comesse um quilo de sorvete).


9- Outra parada na vila é a feirinha, não é uma MEGA feirinha mas sempre tem muita gente e é legal pra passar o tempo.


10- Todas as praias são lindas, mas quanto mais longe do centro e de mais difícil acesso melhor. Lembrando que praias como Jabaquara, Bonete e Castelhanos os borrachudos são reis e te picam até mesmo de baixo da água.


11- Existem várias trilhas (não conheço nenhuma em especifico pra falar) e várias cachoeiras pela ilha. Recomendo passear nas cachoeiras (lembre do repelente), a ‘Três Quedas’ próximo a praia da Feiticeira é muito boa pra dar uma refrescada (dá pra entrar em baixo dela e tomar um banho de água doce) e a ‘Toca’ (infelizmente não sei dizer como chegar) mas ela é super conhecida por causa do Surf na Pedra.


12-Caso visite a cachoeira da toca, vale avisar que tem que pagar na entrada e que de tanto inseto eles também tem um ‘chuveiro’ de óleo para evitar picadas (mas como cada vez que você escorregar e entrar na água o óleo sai e você é devorado).


13- Se o carro que você estiver não for bom, não se arrisque nas trilhas, principalmente para Castelhanos, se você ficar preso lá, por mais pacifica que a ilha seja, corre risco de assalto sim.


14- Ilha Bela é a capital da vela, possui o famoso BL3 (escola de iatismo) onde tem cursos de vela e onde você pode alugar windsurf (meu caso), veleiros, caíques e por ai vai.


15- Se você sabe mais ou menos como velejar, mesmo assim, faça uma aula ¬¬, os ventos são fortes e se você não for bom no mínimo um pouco, vai parar no meio do canal da ilha u_u (eu sei, aconteceu comigo, vergonha vergonha vergonha)


Agora a questão mais importante.

16- Fila da balsa, durante alta temporada, Ilha Bela lotada, 6h de fila é POUCO. Por isso tente agendar o horário da ida e da volta, ‘hora marcada’ é sempre bom (mas lembre-se as vagas esgotam).


17- Na fila (ainda) se estiver chovendo, tendo uma tempestade na verdade, não se assuste se o tempo da fila for de 14h, dependendo da força do vento as balsas tem que ser desativadas.



BEM ESSAS SÃO ALGUMAS DICAS QUE EU POSSO DAR COM CERTEZA.

Espero que seja útil pra quem for pra ilha ^-^

E lembrem-se protejam meu pequeno paraíso, o lugar é lindo e merece isso.


BAI BAI

Um comentário:

  1. Por isso que a grande maioria das praias só são 100% bacanas quando não viram modinha u__u

    O que estraga MESMO o turismo são os próprios turistas ¬¬

    Quem se ferra no final da história são as pessoas que vão nesses lugares desde o início, porque vêem um bando de sem-noção acabando com paraísos... e o mais "legal" é que ainda têm que aturar comentários deles espinafrando as praias, pelas cagadas que ELES MESMOS fizeram -___-"

    ResponderExcluir